Abraçando a Diferença: uma jornada rumo à inclusão
No último dia 21 de outubro, um evento marcou o cenário do Distrito 4640 de Rotary International, o seminário "Abraçando a Diferença: uma jornada rumo à inclusão" que teve como objetivo promover uma reflexão profunda sobre as ações tanto na vida cotidiana quanto dentro da própria organização rotária, buscou compreender a transversalidade do tema em todas as esferas, com o intuito de garantir que cada voz seja ouvida e cada indivíduo seja valorizado e respeitado.
O seminário reuniu associados do Rotary de diversos municípios, bem como convidados, palestrantes e especialistas em inclusão e diversidade. Durante o evento, foram abordados tópicos relacionados à inclusão, com um foco especial em como o Rotary pode se tornar mais inclusivo e representativo da diversidade de sua comunidade.
Um dos principais destaques do seminário foi a ênfase na importância de abraçar a diferença não apenas como um ato de bondade, mas também como uma estratégia inteligente para o sucesso e crescimento do quadro associativo do Rotary. A diversidade de perspectivas, experiências e habilidades pode enriquecer as atividades do Rotary e permitir que a organização atenda de forma mais eficaz às necessidades da comunidade.
A programação contou com palestras sensibilizadoras como a do governador do Distrito 4751, Anderson Andrade que falou sobre a perspectiva rotária frente a diversidade. Também a palestra do governador Emílio Martini que trouxe a relevante discussão sobre Rotary de portas abertas para o mundo e ainda a governadora Anne Cristine Gomes da Silva Cavali falando sobre a união na diversidade. Para fundamentar o tema contamos com a participação das mestres Russélia Godoy e Ingrid Simon, numa abordagem psicológica e legal, respectivamente. Tivemos ainda a participação do companheiro Rodrigo Angelo Tomazi com a apresentação de um guia introdutório sobre Diversidade, Equidade e Inclusão com subsídios fundamentais a fim de orientar a atuação dos clubes no que se refere ao DEI. Por fim, Rodrigo fez a socialização dos resultados da pesquisa de perfil dos associados do Distrito 4640, a partir de dados coletados a partir de instrumento de pesquisa elaborado pela equipe.
No final do seminário, os participantes saíram inspirados e acreditamos, mais comprometidos com a inclusão, determinados a aplicar as lições aprendidas em seus clubes rotários e a trabalhar juntos para construir uma organização mais diversa e acolhedora.
O seminário foi uma jornada rumo a um Rotary mais inclusivo e representativo, demonstrando que, ao abraçar a diversidade, o Rotary está não apenas promovendo a igualdade, mas também fortalecendo sua capacidade de servir eficazmente a comunidade.






